MA
1993


O universo dramático deste trabalho se desenvolve através dos diferentes momentos vivenciados pelas mães e seus trabalhos infinitos: bebês, baldes, bacias, fraldas... Todo o dia, a mesma coisa!
A origem da palavra mãe é aparentemente uma só. Em latim mãe é “mater”, em grego ”meter”, em alemão “mutter”, em francês “mère”, em sânscrito “ma” ou “mata”. E tudo deve ter começado com um dos sons fundamentais da espécie que é o do bebê pedindo para mamar. Em MA a coreógrafa entrou em sintonia com o universo vigoroso da mulher como criadora e provedora.
Assim, o estudo de rituais e manifestações artísticas de culturas antigas relacionadas com o culto da Grande Mãe ou Deusa, inspiraram os desenhos e movimentos coreográficos como, por exemplo, a utilização de linhas espirais e circulares, gestos que sugerem a forma V ou M, caminhos que lembram as linhas paralelas encontradas nas esculturas e pinturas.
A trilha sonora foi construída através de pesquisa com o músico e compositor Zeca Assumpção, usando diversas sonoridades da letra M, além de canções de mulheres africanas e rezas predominantemente femininas (como é o caso da Ave Maria).
A utilização de baldes, bacias, fraldas e um boneco especialmente criado por Helène Delmonte, reafirmam a idéia do trabalho que envolve a maternidade.
O figurino criado por Cica Modesto foi inspirado nas roupas usadas pelas bóias frias que trabalham na colheita do café e nas plantações de cana-de-acúcar, utilizando elementos que são comuns a mulheres de várias culturas e paises, como véus e panos superpostos.
O cenário de Keller Veiga foi concebido para dar a sensação de útero, tanto pela forma espiralada quanto pela presença de um cordão que delimita o espaço cênico. A iluminação de Milton Giglio trabalha em harmonia com o cenário e os elementos cênicos, delineando a coreografia.



PRÊMIO MAMBEMBE , DO MINISTÉRIO DA CULTURA DE MELHOR COREOGRAFIA EM 1994

CLASSIFICADA ENTRE AS OITO MELHORES COREOGRAFIAS NO SUZANNE DELLAL INTERNATIONAL DANCE COMPETITION, TEL AVIV


Direção:
Lia Rodrigues

Primeiro elenco criação/interpretação:
Denise Stutz, Duda Maia, Lia Rodrigues

Segundo elenco:
Denise Stutz, Marcela levi, Mariana Roquette Pinto, Micheline Torres

Trilha Sonora:
Zeca Assumpção e “Galinhas do Mato” de José Afonso

Cenário:
Keller Veiga

Figurino:
Cica Modesto

Plano de luz:
Milton Giglio

Boneco:
Helène Delmonte

Cenotécnico:
Custódio Vieira